Seriema - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



176 Slides Power Point grátis

Só baixar, editar e começar a usar.

Seriema


  Taxonomia

Provável descendente das gigantescas aves carnívoras do período cretáceo, a seriema conserva uma aparência arcaica e se distingue pelo grito estridente, que se repete compondo uma longa estrofe, ouvida com clareza a mais de um quilômetro de distância.
A seriema (Cariama cristata), ave de noventa centímetros de altura e 1,40kg de peso originária dos cerrados e descampados do Centro-Oeste brasileiro, constitui a família dos cariamídeos. Tem plumagem cinzenta, com tonalidades amareladas ou pardas, e da base de seu bico, forte e vermelho com as pernas compridas, ergue-se uma crista de penas que lhe adorna a cabeça. A espécie Chunga burmeisteri, menor, desprovida de crista e de pernas negras, ocorre no Paraguai e norte da Argentina.
Veloz na carreira, a seriema só levanta vôo em caso de grande necessidade, mas trepa em árvores, agarrando-se nos galhos com as unhas muito afiadas, e sempre dorme empoleirada. Nidifica também em árvores. Põe de dois a quatro ovos, revezando-se o casal no choco, que dura de 26 a 29 dias. Lagartixas, ratos, gafanhotos e cobras fazem parte de sua alimentação; procura-os com extremo cuidado, de cabeça baixa e olhos atentos, por entre a vegetação de menor porte.


Veja também: