Samuel Hahnemann - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



176 Slides Power Point grátis

Só baixar, editar e começar a usar.

Samuel Hahnemann


  Biografias

Fundador da homeopatia, Hahnemann conquistou a admiração daqueles que buscam alternativas para os remédios que ensejam o risco de outras reações patológicas.
Christian Friedrich Samuel Hahnemann nasceu em Meissen, Saxônia, em 10 de abril de 1755. Menino pobre, estudou medicina, mas teve de viver de traduções. Com isso, leu Hipócrates, os árabes, Paracelso e outros pioneiros. Formou-se em Leipzig e aperfeiçoou-se em Viena.
Hahnemann observara, ao traduzir para o alemão Lectures on the Materia Medica, de William Cullen, que os sintomas induzidos pelo quinino no organismo eram semelhantes aos das doenças com ele tratadas. Expôs então, em 1796, o princípio de que "os semelhantes são curados pelos semelhantes", similia similibus curantur, ou seja, as doenças devem ser tratadas com drogas que provocam em pessoas saudáveis sintomas semelhantes aos das doenças. Quatro anos depois, convencido de que mesmo em pequenas doses as drogas exercem poderes curativos, formulou a teoria da "potencialização da dinamização".
Seu sistema foi exposto em Organon der rationellen Heilkunst (1810; Órganon da arte de curar). Outra obra, Reine Arzneimittellehre (1811; Farmacologia pura), em seis volumes, pormenoriza os sintomas produzidos pelas drogas quando administradas a pessoas saudáveis. Em 1821, a hostilidade dos farmacêuticos obrigou-o a deixar Leipzig e mudar-se para Köthen. Em 1835, aos oitenta anos, casou-se em segundas núpcias com uma jovem aluna francesa e acompanhou-a de volta a Paris, onde se fixou. Hahnemann morreu em Paris em 2 de julho de 1843.agr

Veja também: