Rudolf von Ihering - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



Rudolf von Ihering


  Biografias

Um dos primeiros defensores da concepção do direito como produto social foi o jurista alemão Rudolf von Ihering, romancista eminente e fundador do método teleológico (da finalidade) no campo jurídico.
Rudolf von Ihering (ou Jhering) nasceu em Aurich, Hannover, em 22 de agosto de 1818. Estudou em diversas universidades alemãs e doutorou-se em direito na Universidade de Berlim, em 1842. Foi professor universitário em Berlim, Basiléia e Kiel e também na Universidade de Giessen, onde se configurou seu pensamento jurídico inovador, centrado no estudo das relações entre o direito e as mudanças sociais. Seu trabalho dessa época foi registrado nos quatro volumes de Geist des römischen Rechts (1852-1865; Espírito do direito romano).
Durante os últimos vinte anos de vida, Ihering deu aulas na Universidade de Göttingen. Ali escreveu Der Zweck im Recht (1877-1883; A finalidade do direito), cuja tese central afirma que o direito deve procurar conciliar os interesses individuais e sociais, mas, em caso de conflito, deve inclinar-se para o bem social. Para Ihering, a luta para impor a norma jurídica era um dever ético. Morreu em Göttingen, em 17 de setembro de 1892.

Veja também: