Rochedos de São Pedro e São Paulo - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



Rochedos de São Pedro e São Paulo


  Geografia Fisica
A localização dos rochedos de São Pedro e São Paulo, em meio à rota marítima Europa-América do Sul, representa um perigo para a navegação, minimizado pela existência de um farol.
Os rochedos de São Pedro e São Paulo, pertencentes ao Brasil, situam-se 870km a nordeste da costa do Rio Grande do Norte, a 0°55" de latitude norte e 29°15" de longitude oeste. São na verdade ilhotas de origem vulcânica, que totalizam 425m de comprimento e 210m de largura. Apresentam-se em forma de meia-lua, com um quilômetro de diâmetro. Em dias claros, os rochedos podem ser avistados de uma distância de 18km.
Apesar do clima favorável, o solo rochoso é totalmente impróprio à vegetação, e as ilhotas são habitadas apenas por insetos e aranhas. Cercadas de águas piscosas, atraem milhares de aves marinhas, e o guano resultante de suas fezes dá à pedra uma cor esbranquiçada característica.
A existência dos rochedos foi registrada em cartas marítimas já na primeira metade do século XVI, como na de Diego Ribeiro, de 1529. A denominação brasileira é uma conciliação, pois os rochedos são conhecidos pelos portugueses como de São Pedro e pelos ingleses como de São Paulo.

Veja também: