Roberto da Mata - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



Roberto da Mata


  Biografias

O antropólogo brasileiro Roberto da Mata dedicou-se à pesquisa com tribos brasileiras e ao estudo de sua própria sociedade, de que enfocou temas ligados à sexualidade, à violência e ao carnaval.

Roberto Augusto da Mata nasceu em Niterói RJ em 29 de julho de 1936. Viveu com a família em Juiz de Fora MG e São João Nepomuceno MG, mas retornou à cidade natal, onde bacharelou-se em história. No Departamento de Antropologia do Museu Nacional, na Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde foi pesquisador, professor e chefe de departamento, ajudou a criar o programa de pós-graduação em antropologia social. Viajou pelo Brasil central, onde realizou pesquisas de campo com os índios gaviões e apinajés.

Seu primeiro livro, escrito com Roque Laraia, foi Índios e castanheiros: a empresa extrativa e o índio no médio Tocantins (1967), descrição da situação de contato intercultural e suas conseqüências negativas para o índio. Em Ensaios de antropologia social (1973) abordou temas diversos, como a mitologia indígena e o carnaval, pela primeira vez enfocado de uma perspectiva antropológica. O livro Um mundo dividido: a estrutura social dos índios apinajés (1976) resultou de dez anos de pesquisa  desenvolvida no Museu Nacional e na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos.

Em 1984 Roberto da Mata escreveu para a televisão a série Os brasileiros, que também apresentou. Em 1993 publicou Conta de mentiroso: sete ensaios de antropologia brasileira e, no ano seguinte, tornou-se professor titular da Universidade Federal Fluminense. 



Veja também:




Copyright © 1999 - 2021 - Development by Dolci Tecnologia. Todos os direitos reservados