Robert Owen - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



176 Slides Power Point grátis

Só baixar, editar e começar a usar.

Robert Owen


  Biografias

Representante do socialismo utópico do princípio do século XIX, Robert Owen tentou pôr em prática suas idéias mediante a criação de várias comunidades industriais.


Robert Owen nasceu em Newtown, Montgomeryshire, País de Gales, em 14 de maio de 1771. Autodidata, começou a trabalhar aos dez anos, como auxiliar de alfaiate, e em 1800 já era sócio da algodoaria New Lanark, na Escócia, onde a maioria das pessoas trabalhava e vivia em péssimas condições de higiene e moradia. Owen melhorou as casas, criou um armazém em que se podiam comprar mercadorias a preço módico e em 1816 fundou a primeira escola maternal britânica. O estrito controle das bebidas alcoólicas reduziu o vício e o crime. Embora prosperassem os negócios, as despesas com o bem-estar dos operários pareciam extravagantes aos demais sócios da fábrica, e Owen desligou-se deles para fundar sua própria firma, de que foram acionistas Jeremy Bentham e o quacre William Allen.


A repercussão de sua obra ultrapassou as fronteiras do país, e chamaram a atenção sobretudo suas inovações pedagógicas: jardim de infância, escola ativa e cursos noturnos. Owen empenhou-se junto aos poderes públicos para melhorar as condições de trabalho, reduzir a jornada e regulamentar o trabalho de menores. Embora rico e influente, o radicalismo de sua crítica social custou-lhe as simpatias que de início despertara nos governantes. Em 1817 passou a pregar a formação de cidades-cooperativas, ou comunidades autônomas de trabalhadores, como solução para a questão social.


Em 1824 Owen transferiu-se para os Estados Unidos a fim de pôr à prova suas idéias. A efêmera comunidade de New Harmony devorou o que restava de sua fortuna. Após tentar sem sucesso um programa de colonização no norte do México, voltou ao Reino Unido, onde em 1829 se pôs à frente de uma rede de cooperativas, depois de um sistema de bolsas de trabalho e, por fim, em 1834, de uma vasta união sindical, Grand National Consolidated Trades Union, o primeiro sindicato operário britânico, de vida breve.


Seu livro mais importante é The New Moral World (1834-1845; O novo mundo moral). Até os últimos anos, Owen lutou pelo "socialismo", como chamava sua doutrina (foi o primeiro a usar a palavra), que Marx e Engels criticaram com cuidado. Morreu em sua cidade natal em 17 de novembro de 1858.

 


Veja também: