Robert Koch - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



Robert Koch


  Biografias

As descobertas de Koch no campo da bacteriologia, no fim do século XIX, quando isolou o bacilo da tuberculose e o vibrião da cólera, permitiram o combate às duas doenças, que haviam causado inúmeras mortes no passado, e lhe valeram o Prêmio Nobel de medicina de 1905.

Heinrich Hermann Robert Koch nasceu em Clausthal, Alemanha, em 11 de dezembro de 1843. Formou-se em medicina pela Universidade de Göttingen em 1866, trabalhou como médico rural e, durante a guerra franco-prussiana, foi cirurgião.

Os pesquisadores Friedrich Henle e Casimir Davaine tinham descoberto, a partir de 1840, que algumas doenças são provocadas por organismos microscópicos. Baseado nos resultados obtidos por Davaine, Koch começou a estudar o antraz ou carbúnculo e finalmente, em 1876, conseguiu comprovar que era provocado por um bacilo. Essa descoberta, que estabeleceu pela primeira vez a relação direta entre um microrganismo e uma doença, estimulou um grupo de jovens cientistas, entre os quais Joseph Schroeter, a continuar a pesquisa.

Em 1885 foi criada para Koch a cátedra de higiene, na Universidade de Berlim, onde em 1891 se fundou o Instituto de Doenças Infecciosas, dedicado ao estudo da tuberculose, lepra, cólera, malária e das Bactérias anaeróbias. Em 24 de março de 1882, Koch anunciou que havia isolado o bacilo causador da tuberculose, que passou a ser chamado bacilo de Koch.

Um surto epidêmico de cólera no norte da África levou-o a interromper as pesquisas e ir para o Egito, onde descobriu que a epidemia era causada por um microrganismo ainda não identificado, transmitido pela comida e pela água. De volta à Alemanha, criou um método de identificação precoce da tuberculose, pela inoculação de bacilos mortos. O processo, conhecido como prova da tuberculina, não teve êxito imediato, mas provou sua eficácia mais tarde.

Na década de 1890, o cientista dedicou-se a pesquisar várias doenças humanas e animais, como a hanseníase, a peste bovina, a peste bubônica e a malária. Na época, desconhecia-se o mecanismo de contágio da malária, mas Koch estava quase convencido de que o mosquito era o agente transmissor da doença.

Koch, um dos maiores bacteriologistas de todos os tempos, formou uma geração de pesquisadores, entre os quais Paul Ehrlich, que descobriu o primeiro remédio contra a sífilis. Morreu em Baden-Baden, Alemanha, em 27 de maio de 1910.



Veja também:




Copyright © 1999 - 2021 - Development by Dolci Tecnologia. Todos os direitos reservados