Robert Hooke - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



Robert Hooke


  Biografias

A lei sobre as propriedades elásticas da matéria, do físico britânico Robert Hooke, foi a primeira teoria que se formulou sobre o assunto.

Robert Hooke nasceu em 18 de julho de 1635 em Freshwater, na ilha britânica de Wight. Foi colaborador de Robert Boyle nos estudos sobre gases e, por volta de 1660, enunciou a lei da elasticidade (lei de Hooke), segundo a qual as deformações sofridas pelos corpos são, em princípio, diretamente proporcionais às forças que se aplicam sobre eles. Hooke empregou suas conclusões para fabricar um modelo de relógio.

Eleito membro da Royal Society de Londres em 1663, Hooke dedicou-se à observação dos astros. Utilizando um telescópio refletor, chegou a descobrir estrelas e a deduzir a rotação do planeta Júpiter em torno de seu eixo. Suas notas e sua teoria sobre as rotações planetárias foram muito importantes para as pesquisas astronômicas posteriores.

Hooke enunciou uma lei sobre a força da gravidade que, aperfeiçoada poucos anos depois por Isaac Newton, tornou-se um dos conceitos elementares da física. Também fez estudos sobre termodinâmica e óptica. Morreu em Londres, em 3 de março de 1703.



Veja também:




Copyright © 1999 - 2021 - Development by Dolci Tecnologia. Todos os direitos reservados