Robert Goddard - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



Robert Goddard


  Biografias

Coube ao físico e inventor americano Robert Goddard o mérito de ter projetado, entre outros muitos engenhos, o primeiro foguete espacial que levou em seu interior instrumentos tais como uma minúscula câmara fotográfica, um barômetro e um termômetro.

Robert Hutchings Goddard nasceu em Worcester, Massachusetts, em 5 de outubro de 1882. Interessado nos estudos de física e tecnologia desde a juventude, doutorou-se pela Universidade Clark, de Worcester, onde permaneceu como catedrático de física durante cerca de três décadas.

Num pequeno laboratório da universidade realizou as primeiras experiências sobre a propulsão de foguetes no vácuo e estudou a relação entre a energia consumida e o empuxo proporcionado por diferentes combustíveis. Inventou o primeiro foguete impelido por oxigênio líquido e gasolina, que testou com êxito. Para poder aprofundar os estudos, recebeu ajuda financeira de diversas instituições de pesquisa.

Em 1935 fabricou o primeiro foguete que ultrapassou a velocidade do som e desenhou cápsulas para transporte de homens no espaço. Durante a segunda guerra mundial, ofereceu seus serviços ao Exército americano e foi destacado para a fabricação de material bélico. Goddard morreu em Baltimore, Estados Unidos, em 10 de agosto de 1945. Mais tarde, suas patentes foram compradas pelo governo americano e utilizadas na incipiente corrida espacial da década de 1950.



Veja também:




Copyright © 1999 - 2022 - Development by Dolci Tecnologia. Todos os direitos reservados