Robalo - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



176 Slides Power Point grátis

Só baixar, editar e começar a usar.

Robalo


  Taxonomia
Considerado um peixe nobre, pela superior qualidade e apurado sabor de sua carne, o robalo vive perto das praias e demonstra preferência pela água salobra.
Robalo (Centropomus undecimalis), também chamado camuri, camurim, camuripeba, robalo-bicudo ou robalo-flecha, é um peixe da família dos centropomídeos, da qual constitui o tipo. Tem o corpo comprido, caracterizado pela mandíbula inferior projetada para a frente, e um colorido esverdeado no dorso, que passa a branco-prateado nos flancos e na barriga. Atinge 1,20m de comprimento total e até cerca de 15kg de peso. É encontrado no litoral atlântico, entre os Estados Unidos e o sul do Brasil.
Espécie tipicamente marinha, pode ser encontrado também por longos períodos em água doce, pois no inverno costuma subir por rios que deságuam no mar em busca de remansos ou lagoas, nos quais procria entre maio e julho. A fecundidade da fêmea é muito alta, com vários milhões de óvulos. O robalo alimenta-se de pequenos peixes, como sardinhas e manjubas, e crustáceos, como camarões. É pescado a anzol, principalmente em dezembro, com iscas vivas de camarões ou siris.
Outras espécies do gênero ocorrem com menos freqüência no litoral brasileiro. É o caso de Centropomus ensiferus, encontrável da Flórida, nos Estados Unidos, até o Rio de Janeiro. A distinção entre as espécies baseia-se na contagem dos raios da nadadeira anal e, sobretudo, das escamas da linha lateral. A espécie C. undecimalis apresenta uma linha lateral com 70 a 75 escamas, número que na C. ensiferus varia de 47 a 50.
>when v

Veja também: