Rio Yangzi - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



176 Slides Power Point grátis

Só baixar, editar e começar a usar.

Rio Yangzi


  Geografia Fisica
Principal via de comunicação fluvial entre o interior e o litoral da China, o Yangzi é o mais longo rio da Ásia e o terceiro em todo o mundo.
O rio Yangzi (Yangtze) nasce no planalto do Tibet, no oeste da China, e corre no sentido nordeste até a desembocadura, num amplo delta no mar da China Oriental. Segue em ziguezague entre as montanhas em mais de três quartos do percurso; o curso inferior situa-se na extensa planície do leste da China. Sua bacia cobre uma área de 1.959.000km2 e entre seus tributários se destacam os rios Yalong, Min e Han. Quarto rio em volume d"água no mundo, o Yangzi transborda no verão, causando enormes enchentes.
Localizam-se em sua bacia cidades como Xangai, Nanquim, Wuhan, Chongqing e Chengdu. A bacia do Yangzi é o celeiro da China e contribui com mais da metade da produção agrícola do país, que inclui perto de três quartos da produção total de arroz. Outras culturas importantes são trigo, cevada, milho, soja e cânhamo. Os rios e grandes lagos da bacia, especialmente os lagos Dongting, Poyang e Tai, têm abundância de peixes de valor comercial. A pesca é extremamente desenvolvida e ocupa grande parte da população. É intenso o tráfego de carga e passageiros nos 2.700km de curso do rio; navios grandes chegam até Wuhan, a 1.100km da costa marítima.

Veja também: