Rio Potomac - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



176 Slides Power Point grátis

Só baixar, editar e começar a usar.

Rio Potomac


  Geografia Fisica

O curso do rio Potomac, conhecido pela beleza das paisagens que atravessa, faz a comunicação da cidade americana de Washington com o oceano Atlântico.
O rio Potomac banha a região que se situa entre os montes Apalaches até a baía de Chesapeake, no nordeste dos Estados Unidos. Seu curso se estende ao longo de 616km. Os dois braços que formam o rio, de 150 e 210km de comprimento, respectivamente, correm na direção geral nordeste até sua união, a sudeste da cidade de Cumberland. O braço mais setentrional estabelece o limite entre os estados de Maryland e West Virginia, desde a nascente até a localidade de Harpers Ferry. Desse ponto em diante, até a foz, separa Maryland do estado de Virginia. O Potomac desce pela encosta oriental dos Apalaches e forma corredeiras e cascatas, das quais a maior é a de Great Falls, com 11m de altura, até chegar a Washington. A partir daí, torna-se navegável até o largo estuário que desemboca na baía de Chesapeake. Sua bacia hidrográfica ocupa 37.600km2. Os principais afluentes do Potomac são o Shenandoah, em Harpers Ferry; o Monocacy, na região do Piedmont; e o Anascostia, na cidade de Washington.
Em 1608, o colono John Smith afirmou que o nome do rio derivava de Patawomeck, denominação indígena de significado desconhecido. O canal de Chesapeake e Ohio, construído paralelamente ao curso do rio, em meados do século XIX, entre Georgetown e Cumberland, deixou de ser utilizado na década de 1920. Situado as suas margens, o lugar onde viveu George Washington, Mount Vernon, é hoje um monumento histórico.

 t:

Veja também: