Rio Pó - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



176 Slides Power Point grátis

Só baixar, editar e começar a usar.

Rio Pó


  Geografia Fisica
Maior via fluvial da Itália, o rio Pó irriga um vale fértil ao longo de seu curso, o que o torna importante área agrícola e industrial.
O rio Pó flui pelo norte da Itália, entre os Alpes ao norte e os Apeninos ao sul. Nasce no monte Viso, a 3.843m de altitude nos Alpes ocidentais, e desce para o leste. Ao chegar a Salazzo, seu rumo toma a direção norte, cruza a cidade de Turim e, após Chivasso, segue para o leste até formar um grande delta no mar Adriático. Em seus 652km de extensão recebe, entre outros afluentes, o Adda, o Oglio, o Mincio e o Trebbia. A superfície ocupada por sua bacia é de 70.091km2.
Aproveitado desde a época dos romanos para a irrigação das terras adjacentes, o Pó é o eixo fluvial de uma das áreas mais ricas da Itália. Apresenta um regime de seca, no verão, e de duas cheias, uma na primavera e outra no outono. Canais, diques e outras obras hidráulicas vêm sendo implantadas e aperfeiçoadas desde a época do Império Romano para deter as enchentes, drenar as zonas pantanosas e controlar o aluvião. Em razão do regime fluvial, dentre as poucas cidades importantes às suas margens merecem destaque apenas Cremona e Piacenza.

Veja também: