Rio Paranapanema - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



Rio Paranapanema


  Geografia Fisica

Rio de águas cristalinas, o Paranapanema corre na região Sudeste do Brasil e forma, ao longo de seu curso, diversos saltos e cachoeiras.
O rio Paranapanema nasce na serra de Paranapiacaba, no estado de São Paulo. Com 900km de extensão, segue sempre na direção oeste e encontra o rio Paraná em Porto São José. É navegável ao longo de mais de oitenta quilômetros, da foz até a cachoeira do Diabo. Recebe como afluentes, pela margem direita, os rios Itapetininga e Pardo, ambos em São Paulo, e pela esquerda, o Taquari e o Itararé, que tem parte de seu curso subterrâneo. O rio Paranapanema marca a divisa entre São Paulo e Paraná, e nesse último estado recebe ainda o rio das Cinzas e o Tibagi.
Entre as inúmeras cachoeiras e saltos formados ao longo do curso do Paranapanema destaca-se o salto Grande, com nove metros de altura, na foz do rio Claro, onde foi construída uma usina hidrelétrica com capacidade de sessenta mil quilowatts. Há projetos de contenção do fluxo de água em Piraju e Jacarezinho. Nas terras férteis da bacia do rio, que ocupam grande parte do planalto do Paraná, cultiva-se café e algodão.

Veja também: