Rio Orange - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



176 Slides Power Point grátis

Só baixar, editar e começar a usar.

Rio Orange


  Geografia Fisica
Principal rio da África do Sul, o Orange, que atravessa um território extremamente árido,  apresenta ao longo de seu curso grandes regiões irrigadas, criadas por barragens e canalizações.
O rio Orange corta de leste a oeste o sul da África: nasce em Mount-aux-Sources, nos montes Drakensberg, no Lesoto, e deságua no oceano Atlântico, na baía de Alexander, na África do Sul. Com 2.100km de extensão, é o maior rio ao sul do trópico de Capricórnio. Sua bacia tem 852.000km2 e seu volume de águas é de 215m3/s. Ao entrar na África do Sul, forma a divisa entre o Estado Livre de Orange, ao norte, e a província do Cabo, ao sul. Recebe as águas do rio Caledon e corre pelo interior da província do Cabo, onde recebe o afluente Vaal. O Orange marca também o limite meridional do deserto de Kalahari, que ocupa parte da África do Sul, de Botsuana e da Namíbia.
Depois da cidade de Upington, o rio se divide em uma série de canais. Passa pela cidade de Kakamas e forma as cataratas de Augrabies. Em seu último trecho, o Orange desenha a fronteira entre a África do Sul e a Namíbia. As chuvas de verão no alto curso e o degelo das neves dos montes Drakensberg provocam um crescimento do volume de água do Orange.
O rio oferece possibilidades de aproveitamento para irrigação, produção hidrelétrica e abastecimento de água para várias cidades. As culturas irrigadas são desenvolvidas em Boegoebergdam e na região compreendida entre as cataratas de Augrabies e a cidade de Upington, nas proximidades da Namíbia.

Veja também: