Rio Ob - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



Rio Ob


  Geografia Fisica
A bacia do rio Ob ou Obi é uma região com grandes possibilidades de aproveitamento econômico. Apesar do rigor do clima, que provoca congelamento e inundações sazonais, o rio é uma importante via de transporte.
Um dos vinte mais extensos do mundo, o rio Ob, na Rússia, percorre a planície siberiana num curso sinuoso, predominantemente orientado para noroeste. Formado a partir da junção dos rios Biya e Katun, que descem dos montes Altai, no centro da Ásia, e confluem perto da cidade de Bisk, o rio Ob propriamente dito se estende por 3.650km até a foz no mar de Kara, no oceano Ártico. Sua bacia cobre uma área de 2.975.000km2.
A partir de Bisk, o Ob corre para oeste e forma várias curvas para o norte, oeste e nordeste, e passa por Barnaul. Em Novossibirsk, a estrada de ferro Transiberiana cruza o Ob, que atravessa então a vasta planície siberiana e descreve um amplo arco para oeste. Na altura de Khanti-Manisisk recebe as águas de seu principal afluente, o Irtish e, em Peregrebnoie, volta-se para o norte, subdividido em dois cursos paralelos: o Grande Ob, a leste, e o Pequeno Ob, a oeste. Os dois cursos se reúnem perto de Salekhard, onde o Ob tem quatro quilômetros de largura. O rio toma então o rumo final leste até desembocar no golfo de Ob, no mar de Kara. O golfo é a maior reentrância da costa ártica siberiana, com cerca de 800km de comprimento por oitenta quilômetros de largura.
No mês de novembro de cada ano, o rio costuma estar congelado em toda sua extensão. A partir do final de abril, o degelo e as chuvas provocam inundações que duram de quatro a cinco meses. A navegação, único meio de transporte importante na direção norte-sul, no extremo oeste da Sibéria, se faz de Tomsk até a foz nos meses em que o gelo não constitui empecilho.
m

Veja também: