Rio Mosa - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



176 Slides Power Point grátis

Só baixar, editar e começar a usar.

Rio Mosa


  Geografia Fisica
O vale do Mosa forma uma barreira natural que já teve grande importância estratégica. Durante a segunda guerra mundial, a travessia do Mosa pelos alemães, em maio de 1940, representou o rompimento da linha de defesa da França e a entrada das tropas nazistas.
O Mosa (Meuse em francês, Maes em flamengo, Maas em holandês) nasce em Pouilly, no planalto de Langres, na França, atravessa a Bélgica e os Países Baixos e desemboca no mar do Norte, após um percurso de 950km. No território francês, o rio cavou um vale profundo entre Saint-Mihiel e Verdun, que se estreita em Charleville-Mézières e atravessa o planalto das Ardenas por uma garganta muito estreita.
Em Givet o rio entra na Bélgica e prossegue até Namur, onde recebe, pela margem esquerda, seu maior tributário, o Sambre. Dirige-se para Liège e torna-se a partir daí uma importante via navegável, no centro de uma área densamente povoada e industrializada. Volta-se para o norte e de Maastricht, nos Países Baixos, a Maaseik, na Bélgica, serve de fronteira natural entre os dois países. Na cidade holandesa de Venlo alcança o nível do mar e divide-se em dois braços. Um deles desemboca no canal Hollandsch, escoadouro do mar do Norte, e o outro junta-se ao rio Waal, canal do Reno, para formar o Merwede.

Veja também: