Rio Mekong - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



176 Slides Power Point grátis

Só baixar, editar e começar a usar.

Rio Mekong


  Geografia Fisica

Com grandes possibilidades de aproveitamento, tanto para produção de eletricidade como para irrigação, pesca e cultivo de arroz, o Mekong é o rio mais extenso do Sudeste Asiático.


O rio Mekong nasce na província chinesa de Qinghai (Tsinghai), no planalto tibetano. Tem 4.350km de extensão e drena uma bacia de 810.600km2. Em seu alto curso, percorre a província de Yunnan em direção ao sul, num vale estreito e profundo entre montanhas de mais de cinco mil metros de altitude. O vale se amplia no sul de Yunnan e mais adiante delimita a fronteira entre Myanmar e Laos.


Após penetrar em território laosiano, banha a cidade de Louangphrabang e, na fronteira com a Tailândia, passa junto à capital administrativa do Laos, Vientiane. Entra depois no Camboja, em cuja capital, Phnom Penh, se localiza o principal porto do rio. Vários afluentes do médio curso do Mekong drenam os planaltos do Laos, Vietnam e Tailândia. No baixo curso, o Mekong liga-se ao lago Tonle Sap, que exerce uma função reguladora de descarga. Nesse trecho, o volume de água é mantido principalmente pelas chuvas: aumenta entre julho e outubro, como conseqüência da monção (vento sazonal) de sudoeste, e diminui entre novembro e maio. Ao entrar no Vietnam, o rio forma um delta ao sul da Cidade Ho Chi Minh (antiga Saigon). A população ribeirinha concentra-se nesse delta e no planalto tailandês de Korat.


Veja também: