Rio Ienissei - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



Rio Ienissei


  Geografia Fisica

O Ienissei contribuiu para a conquista da Sibéria pelos russos, que o alcançaram em 1610. Oito anos mais tarde fundou-se, em suas margens, Ienisseisk, o primeiro núcleo de povoamento da região.

O Ienissei nasce nos confins montanhosos da Sibéria e da Mongólia e desemboca no mar de Kara, no oceano Ártico. Tem extensão de 4.090km, se sua nascente for considerada a confluência do Grande Ienissei (ou By-Khem) e do Pequeno Ienissei (Ka-Khem); mas se a nascente for considerada o rio Selenga, o percurso total chega a 5.540km. A bacia, com 2.580.000km², ocupa uma área pouco menor que o território da Argentina. Em dezembro todo o curso fica coberto por espessa capa de gelo, que só se derrete totalmente em junho, com violentas enchentes.

Navegável na maior parte do curso, o Ienissei tem entre seus portos o Krasnoiarsk, famoso por fazer a ligação com a ferrovia transiberiana. Seu potencial energético foi bem aproveitado com a construção de hidrelétricas, como a de Saiano-Shushenskaia, com  6.400 MW, e a de Krasnoiarsk, com 6.000 MWe



Veja também: