Rio Guaporé - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



176 Slides Power Point grátis

Só baixar, editar e começar a usar.

Rio Guaporé


  Geografia Fisica

Situado na fronteira entre Brasil e Bolívia, o Guaporé foi palco de lutas entre portugueses e espanhóis, como mostra o forte Príncipe da Beira, do século XVIII, na confluência com o Mamoré.
O rio Guaporé, chamado Iténez na Bolívia, nasce nos contrafortes da serra dos Parecis, em Mato Grosso, e apresenta um trecho encachoeirado junto à nascente. No percurso de 1.716km, corre inicialmente para o sul, logo para oeste e, depois da cidade de Mato Grosso MT, para noroeste. Pouco acima de Guajará-Mirim RO, junta-se ao Mamoré, do qual é o maior tributário. Seus afluentes são, na margem direita: Sararé, Galera, São João, Branco, Corumbiara, Mequenes, São Domingos e Cautário. Na margem esquerda desembocam Alegre, Capivara, Verde e Itonamas.
No curso inicial, o Guaporé tem suas águas tingidas de vermelho pelo minério de ferro, que lhes confere sabor de água mineral ferruginosa. Adiante as águas tornam-se límpidas e estabelecem depois um nítido contraste com as do Mamoré, carregadas de sedimentos. Muitos quilômetros após a confluência é possível distinguir as águas dos dois rios. O trecho navegável, da foz até a confluência com o Alegre, tem cerca de 1.500km.

 

Veja também: