Rio Grande do Norte - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



Rio Grande do Norte


  Geografia Fisica

Limite entre México e Estados Unidos, o rio Grande do Norte, também chamado apenas Grande ou rio Bravo (no México), foi palco de lutas armadas entre os dois países, via de imigração clandestina e cenário de westerns célebres.
Quinto rio em extensão da América do Norte, com cerca de três mil quilômetros, o Grande do Norte nasce nas montanhas de San Juan, no Colorado, atravessa o Novo México e segue para o sul. Serve de fronteira entre o Texas e os estados mexicanos de Chihuahua, Coahuila, Nuevo León e Tamaulipas, e desemboca no golfo do México. A bacia ocupa uma superfície de 445.000km2, mas o caudal médio é de apenas 348m3 por segundo.
No início, o Grande do Norte é apenas um riacho, alimentado por mananciais situados a cerca de 3.500m de altitude, nas montanhas Rochosas, no sudoeste do Colorado. Corre depois num canhão, através de florestas até alcançar o amplo vale de San Luis, ainda no Colorado. Passa depois pelo canhão de White Rock, atinge os planaltos do México e atravessa regiões áridas até chegar à planície litorânea.
Os afluentes principais são, na margem esquerda, os rios Pecos e Devils, e, na direita, Chama, Puerco, Conchos, Salado e San Juan, os três últimos no México. Na bacia do Grande do Norte localizam-se numerosas cidades, entre as quais Monterrey, Ciudad Juárez, Chihuahua, Saltillo, Matamoros, Nuevo Laredo, todas no México, e El Paso, Albuquerque e Laredo, nos Estados Unidos. O rio passou a marcar a fronteira em 1848, pelo Tratado de Guadalupe Hidalgo, que pôs fim à guerra iniciada em 1846 entre o México e os Estados Unidos, quando este último país anexou o estado do Texas. O governo mexicano se viu obrigado a aceitar uma paz que implicou a perda de todos os territórios ao norte do rio Grande.

Veja também: