Rio Douro - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



Rio Douro


  Geografia Fisica

O Douro, terceiro em extensão da península ibérica, drena as mesetas do norte de Castela e vai desembocar no oceano Atlântico, na região vinícola portuguesa do Porto.

O rio Douro, com 895km de extensão, conta com uma bacia superior a 79.000km². Nasce na Espanha, na serra de Urbión, a uma altitude de 2.200m. Até as proximidades de Soria vence grandes desníveis. A partir de Almazán toma a direção definitiva leste-oeste, e a partir de Aranda do Douro entra na meseta de Castela. Ao longo desse percurso, seu volume de água aumenta ao receber os afluentes procedentes da cordilheira Cantábrica, aos quais deve a maior parte de seu caudal (Pisuerga, Esla) e do sistema Central (Duratón, Adaja).

Abaixo de Zamora, o Douro ganha mais velocidade ao descer da meseta. Nesse trecho, faz a fronteira entre Espanha e Portugal. Já em Portugal, segue novamente por terrenos planos. Entre Peso de Régua e o Porto, onde desemboca no Atlântico, é navegável.

Através de um sistema de canais, o rio irriga amplas planícies da meseta espanhola. Também na zona fronteiriça sua canalização permitiu a construção de grandes represas e centrais hidrelétricas. Em seu percurso, o Douro percorre as províncias espanholas de Burgos, Salamanca, Sória, Valladolid e Zamora; em Portugal, separa a antiga província de Trás-os-Montes das duas Beiras.



Veja também:




Copyright © 1999 - 2022 - Development by Dolci Tecnologia. Todos os direitos reservados