Rio Dnieper - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



176 Slides Power Point grátis

Só baixar, editar e começar a usar.

Rio Dnieper


  Geografia Fisica

Elo de ligação entre os gelados montes Valdai, na Rússia, e a região meridional e mediterrânea da Criméia, na Ucrânia, o Dnieper é o quarto rio da Europa em extensão -- somente é menor do que o Volga, o Danúbio e o Ural.

O rio Dnieper nasce no planalto de Valdai, entre Moscou e Smolensk. Ao longo dos 2.200km de seu percurso, na direção sudoeste, atravessa a Rússia, a Bielorrússia e a Ucrânia. Desemboca no mar Negro, formando um estuário. A bacia do Dnieper ocupa uma área de 505.000km2. Seus principais afluentes são o Desna, o Beresina e o Pripiat. O regime é de tipo niveal, típico dos rios das planícies russas, que se caracteriza por cheias de primavera, devidas ao degelo, e pela estiagem invernal, decorrente da retenção causada pela neve.

O Dnieper é amplamente aproveitável do ponto de vista econômico. Mais de 300 usinas abastecem de eletricidade as regiões industriais de Donbass e Krivoi Rog. Entre as represas destaca-se a de Dneproges, construída em 1927. Numerosos canais irrigam as planícies do sul da Ucrânia.
Navegável ao longo de quase todo seu percurso durante os dez meses em que está livre do gelo, o Dnieper é uma importante via de transporte. Os principais produtos que por ele transitam são cereais, grãos e carvão. A pesca fluvial também é abundante. Seus principais portos são Dorogobuzh, Smolensk, Orsh, Kiev e Kherson.


Veja também: