Rio Colorado - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



176 Slides Power Point grátis

Só baixar, editar e começar a usar.

Rio Colorado


  Geografia Fisica
Atravessando uma paisagem notável pelo espetáculo de cânions e gargantas, o rio Colorado corta a região mais árida da América do Norte.
Com 2.320km de extensão, o Colorado é um dos rios mais longos dos Estados Unidos. Sua bacia, de 632.000km2, vai desde as montanhas Rochosas do Colorado até o golfo da Califórnia, no México, passando por sete estados americanos (Wyoming, Colorado, Utah, Novo México, Nevada, Arizona e Califórnia). Oitenta quilômetros antes da foz, forma um pequeno trecho da fronteira entre os Estados Unidos e o México.
Ao longo de mais de 1.800km, em seu curso alto e médio, o rio segue por um terreno acidentado, onde atravessa enormes e sinuosos cânions, entre eles o Grand Canyon, o maior e mais famoso. Recebe os rios Kanab, Paria, Escalante, San Rafael, Pequeno Colorado, San Juan e Dolores, que cortam transversalmente os cânions. No curso inferior, no Arizona e na Califórnia, o Colorado percorre a depressão de Salton, região desértica que se prolonga por 275km até a foz.
A bacia do Colorado é uma das mais aproveitadas do mundo. A gigantesca barragem de Hoover, perto de Las Vegas, controla o regime do rio, que conta com numerosos canais de irrigação e diques, e é usada para navegação e lazer. Em 1922, criou-se um órgão, aos quais o México se uniu em 1944, encarregado de distribuir suas águas pelo território por ele banhado. Em 1945 concluíram-se obras que permitiram deslocar as águas do rio para vertê-las no norte do Colorado, onde as terras irrigadas se ampliaram, cobrindo 284.000 hectares.

Veja também: