Richard Owen - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



176 Slides Power Point grátis

Só baixar, editar e começar a usar.

Richard Owen


  Biografias

Autor de obras que representaram grandes progressos no campo da paleontologia, o anatomista britânico Richard Owen foi dos primeiros e mais exaltados críticos da teoria evolucionista de Charles Darwin.

Richard Owen nasceu em Lancaster em 20 de julho de 1804. Após estudar medicina em Edimburgo, ingressou no Real Colégio de Cirurgiões da Inglaterra, onde mais tarde lecionou anatomia e fisiologia. Trabalhou com o paleontólogo francês Georges Cuvier, com quem realizou minuciosas análises das formas dos fósseis. Chefiou os departamentos de história natural do Museu Britânico de 1856 até aposentar-se em 1884. Foi sagrado cavaleiro da Ordem do Banho.

Entre suas obras mais notáveis estão Memoir on the Pearly Nautilus (1832; Memória do náutilo perolado), um clássico da paleontologia do século XIX e Odontography (1840-1845; Odontografia), em que classifica espécies fósseis e animais vivos pelo aparelho dentário. Em 1863, publicou uma descrição da primeira ave fóssil conhecida, o arqueoptérix. Ao reexaminar o fóssil em 1954, cientistas constataram que cometera erros graves de interpretação, inclusive ao confundir o dorso com o ventre. Richard Owen morreu em Londres em 18 de dezembro de 1892.


Veja também: