Ria - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



Ria


  Geografia Fisica

Inicialmente usado para designar os golfos de litoral escarpado, como os da costa da Galícia, no nordeste da Espanha, o termo ria passou mais tarde a ser aplicado a todo e qualquer vale fluvial invadido pelo mar, com submersão completa da foz.
Ria é uma penetração do mar em vales encaixados, que sofreram um grande afundamento do talvegue e se transformaram em baías estreitas e ramificadas. Podem ter origem tectônica ou resultar de uma transgressão marinha.

No litoral brasileiro, as rias são relacionadas à transgressão flandriana. No litoral dos estados do Pará e do Maranhão se podem identificar os melhores exemplos de rias no Brasil. Na costa leste do país, encontram-se as rias das baías de Todos os Santos, Paraguaçu, Vitória e Guanabara. Em outros países, casos típicos podem ser observados na Bretanha (França) e, no oeste africano, há as rias de Sine-Saloum, de Gâmbia e Casamance. Por esses exemplos, conclui-se que o litoral de rias tanto pode ser baixo como alto e relativamente acidentado. A característica mais importante, no entanto, é a de apresentar rios com a foz totalmente submersa.


Veja também: