Reprodução Sexuada - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



176 Slides Power Point grátis

Só baixar, editar e começar a usar.

Reprodução Sexuada


  Genética

A reprodução sexuada está relacionada com processos que envolvem troca e mistura de material genético entre indivíduos de uma mesma espécie. Os gametas, células sexuais femininas e masculinas, unem-se e formam uma única célula, o ovo ou zigoto.

Cada gameta tem metade dos cromossomas de qualquer outra célula do individuo, por esta razão existe um processo que permite a redução dos cromossomas, a MEIOSE.

Quando os gametas feminino e masculino se unem ocorre a fecundação, facilmente se percebe que se não ocorresse a redução para metade dos cromossomas o novo ser teria o dobro dos cromossomas e como tal não seria possível manter as características da espécie, pois em cada espécie a quantidade de material genético mantém-se constante de geração em geração.

Os diferentes espécies têm diferentes números de pares de cromossomas, no caso do humano são 23 pares, 23 vêm da mãe e os outros 23 do pai. Cada par de cromossomas um vindo da mãe e outro do pai são chamados de CROMOSSOMAS HOMÓLOGOS, e são portadores de genes para as mesmas características. Todas as células, com exceção dos gametas, têm estes cromossomas homólogos e designam-se por células DIPLÓIDES (também designadas por 2n). As resultantes da divisão celular que reduz para metade o número de cromossomas é a célula HAPLÓIDE (também designada por n) - Gametas.

 


fonte: Terra, Universo de vida, pág.76 - Porto Editora

 

Fecundação e meiose, dois processos fundamentais na reprodução sexuada.

 

Fonte: Colégio Vasco da Gama - Portugal

 


Veja também: