Reostato - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



176 Slides Power Point grátis

Só baixar, editar e começar a usar.

Reostato


  Biofísica

É grande o campo de aplicação dos reostatos, que podem ser usados para ajustar as características de geradores elétricos, para reduzir a intensidade de iluminação e até para controlar a velocidade de motores elétricos. É o que acontece nos bondes, nos quais se usa um reostato para aumentar ou diminuir a velocidade do veículo.

Reostato é um resistor de resistência variável, geralmente utilizado para limitar a corrente elétrica em circuitos ou dissipar energia. A resistência pode ser um fio metálico, carvão ou um líquido condutor, dependendo da aplicação. O tipo metálico é o mais usado para correntes de intensidade média. Para correntes muito pequenas se usa o reostato de carvão, enquanto o reostato líquido se emprega em correntes de alta intensidade.

Um dos modelos de reostato mais usados consiste numa série de contatos sobre os quais corre um outro contato, móvel, manobrado por uma manípula. Conforme o ponto sobre o qual estiver encostado o contato da manípula, tem-se um valor diferente de resistência no circuito e, portanto, uma corrente diferente, o que permite regular a velocidade do motor.

O potenciômetro é um tipo especial de reostato que se usa para medir uma voltagem desconhecida ou a diferença de potencial. O modelo mais comum consiste simplesmente num resistor com dois terminais fixos e um terceiro terminal ligado a um braço de contato variável. Esse potenciômetro se usa, por exemplo, para controlar o volume em equipamentos de som, entre outras aplicações.


Veja também: