René Laënnec - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



176 Slides Power Point grátis

Só baixar, editar e começar a usar.

René Laënnec


  Biografias
, Laënnec, René
Para ouvir os vários sons produzidos pelos pulmões e pelo coração, René Laënnec inventou um instrumento que se transformaria quase no símbolo da medicina -- o estetoscópio.
René-Théophile-Hyacinthe Laënnec nasceu em Quimper, na Bretanha, em 17 de fevereiro de 1781, e formou-se em Paris, em 1804. Interessado em anatomia patológica, buscou estabelecer uma relação direta entre as doenças e os sons por elas provocados no interior do corpo humano. Criou para isso o estetoscópio, aparelho monauricular que consistia num cilindro oco, de madeira, por meio do qual podia ouvir os ruídos do tórax dos pacientes. Em 1819, publicou Traité d"auscultation médiate (Tratado de auscultação mediata), de grande repercussão.
Laënnec estendeu sua contribuição ao estudo de várias doenças, sobretudo as relacionadas com as vias respiratórias e cardíacas, como pleurisia, bronquite, pneumonia, enfisema e tuberculose. Descobriu e descreveu as doenças conhecidas como pérolas de Laënnec (secreções de massa gelatinosa expelidas na asma crônica) e cirrose de Laënnec (afecção cujo principal fator etiológico é o alcoolismo). Tornou-se professor do Collège de France em 1822 e no ano seguinte substituiu Jean-Nicolas Corvisart des Marets, médico de Napoleão, na cátedra de clínica médica do hospital da Charité. Laënnec morreu em Kerlouanec, na Bretanha, em 13 de agosto de 1826.

Veja também: