RELAÇÃO ENTRE SOCIEDADE E NATUREZA - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



176 Slides Power Point grátis

Só baixar, editar e começar a usar.

RELAÇÃO ENTRE SOCIEDADE E NATUREZA


  Meio Ambiente

Algumas sociedades humanas da antiguidade tinham mais completa noção da relação entre o ser humano e a natureza, mas com a civilização parece que esta noção foi sendo perdida ou abandonada e quase esquecida em algumas sociedades, fazendo com que a dependência observada fosse negligenciada.

Analisando a situação parece até bastante óbvio em muitos pontos, mas o egoísmo e o egocentrismo reinantes na sociedade capitalista tentam a todo custo esconder esta verdade absoluta.

Dependemos da natureza e não o contrário, porque se o ser humano desaparecer do orbe terrestre parece que nenhuma falta vai fazer para as outras espécies viventes e também habitantes deste planeta.

Entretanto, com todas estas verdades reconhecidas e aceitas a inteligência humana continua tentando inventar métodos que convençam a si e aos outros que podemos ser independentes.

Uma tentativa das mais famosas, empreendidas neste sentido de se comprovar que o ser humano poderia controlar os processos naturais de forma que fosse possível a vida humana encerrada em um ambiente arbitrariamente construído pelo ser humano, totalmente artificial é o projeto conhecido como “Biosfera II”. Que foi um projeto realizado no ano de 1986 nos Estados Unidos com o objetivo de recriar o ambiente natural de forma artificial, como se fosse um laboratório de pesquisa, com o intuito de se estudar a possibilidade de futuramente tornar possível a habitação em outros planetas.

Para a consecução da Biosfera II foi construída uma redoma de vidro como uma estufa, com o tamanho de doze mil metros quadrados, onde foram inseridas mais de 3.800 espécies animais e vegetais. E alguns biomas presentes no planeta Terra foram recriados artificialmente, como a floresta tropical, o Pantanal, o deserto e a savana, assim como também um oceano com quatro milhões de litros de água.

Uma equipe de oito pesquisadores divididos entre quatro homens e quatro mulheres foi colocada no local e mantida hermeticamente isolada do ambiente externo por dois anos. Estes tripulantes teriam que reciclar o oxigênio e a água presentes dentro do local denominado Biosfera, sem contato com o meio externo, assim como a manufatura de seus alimentos.

Conclusão, o projeto foi um fracasso total! Salientando de forma patente que o ser humano depende do ambiente natural ecologicamente equilibrado e que não consegue recriar este meio ambiente de forma artificial a sua própria vontade ou necessidade.

Assim, necessitamos como sociedade nos integrarmos com a natureza e nos comprometermos com consciência de que é necessário proteger o meio ambiente, modificando as nossas práticas sociais e culturais se quisermos continuar sobrevivendo pacificamente com o meio ambiente que nos cerca.

 

k

Veja também: