R. Buckminster Fuller - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



176 Slides Power Point grátis

Só baixar, editar e começar a usar.

R. Buckminster Fuller


  Biografias
Fuller ficou famoso pela invenção do domo geodésico, única estrutura desse tipo que pode ser aplicada diretamente no chão, sem necessidade de base, e que pode ser construída em proporções ilimitadas.
Richard Buckminster Fuller nasceu em 12 de julho de 1895 em Milton, Massachusetts, nos Estados Unidos. Estudou na Universidade de Harvard e tomou parte na primeira guerra mundial. Dedicou-se depois à pesquisa na área da arquitetura e urbanismo. Em 1927 ficou conhecido por ter criado a Dymaxion (dynamic plus maximum efficiency), casa pré-fabricada fixada por cabos de aço a um mastro central. A ela seguiu-se a invenção de um veículo de linhas aerodinâmicas.
O domo geodésico de Fuller é uma estrutura de aço formada pela combinação de tetraedros ou octaedros, coberta por material metálico ou plástico. Esse sistema possibilita construções cupuliformes de grande tamanho, com máximo aproveitamento do espaço. Entre os melhores exemplos estão o domo construído em 1958 em Baton Rouge, Louisiana, para a Union Tank Car Company, e o do pavilhão dos Estados Unidos na Feira  Internacional de 1967 em Montreal. Fuller realizou também diversos projetos utópicos de cidades, construídas à base de enormes cúpulas transparentes. Morreu em 1º de julho de 1983 em Los Angeles, Califórnia.

Veja também: