Quartzo - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



176 Slides Power Point grátis

Só baixar, editar e começar a usar.

Quartzo


  Bioquímica

A resistência e as inúmeras variedades são características do quartzo, um dos minerais mais abundantes na superfície terrestre, já que é parte componente das rochas ígneas, sedimentares e metamórficas.
Quartzo é um mineral formado principalmente por dióxido de silício (SiO2). Em sua composição podem entrar também lítio, sódio, potássio e titânio. O nome "quartzo" procede de uma antiga palavra alemã de origem desconhecida e foi aplicado pela primeira vez por Georgius Agricola em 1530.


Propriedades físicas e químicas. O quartzo cristaliza no sistema trigonal (romboédrico). De modo geral, seu cristal consiste num prisma hexagonal terminado em cada extremidade por uma pirâmide também hexagonal. Esse fenômeno denomina-se geminação. Os átomos do quartzo se encontram dispostos numa rede cristalina e unidos por cadeias de natureza predominantemente iônica. A rede cristalina apresenta duas formas: alfa, que se forma em temperaturas inferiores a 573°C e se encontra em geral em veios; e beta, que se forma acima de 573°C e abaixo de 870°C em algumas rochas ácidas, de natureza extrusiva.
Entre as propriedades físicas mais significativas do quartzo destaca-se sua dureza -- sete na escala Mohs, cujo ponto máximo é dez (que corresponde ao diamante). O brilho do quartzo é variável, do vítreo ao fosco, e o mesmo ocorre com sua cor, que oscila por diversas tonalidades: incolor, rosada, amarela, marrom e cinza, de acordo com a variedade. Ao ser arranhada com um material mais duro, a superfície do quartzo apresenta sempre um traço branco.
A piezeletricidade é também uma das principais propriedades do quartzo. Consiste no aparecimento de  cargas elétricas positiva e negativa em vértices opostos do prisma, quando ele é submetido a pressão ou tensão. As cargas elétricas são proporcionais à alteração da pressão. O fenômeno é reversível, ou seja, aplicadas cargas elétricas adequadas às superfícies do cristal, este apresenta contração e expansão em direções determinadas. A propriedade da pireletricidade, que consiste no aparecimento de cargas elétricas em resposta ao aquecimento do cristal, também se verifica. O quartzo apresenta notável estabilidade química e térmica.


Variedades e aplicações. As inúmeras variedades de quartzo classificam-se em geral em dois grupos: as macrocristalinas, com cristais estruturados e bem desenvolvidos; e as criptocristalinas, com formas parciais englobadas em massas minerais amorfas. O cristal de rocha e os quartzos leitosos, amarelo-rosado e fosco são variedades pertencentes ao primeiro grupo. No segundo grupo se incluem o sílex, ou pederneira, o jaspe, a ágata, o olho-de-tigre e o heliotrópio.
O cristal de rocha, variedade incolor e transparente do quartzo, é usado em óptica para a fabricação de prismas polarizadores, lentes côncavas e convexas e fotômetros. A transparência aos raios ultravioletas faz dele uma substância perfeitamente adequada para a fabricação das lentes de certos microscópios. Algumas variedades coloridas do quartzo, como a ametista, são lapidadas e usadas como pedras preciosas. Com o jaspe, o quartzo rosado e outras variedades, se fabricam objetos e peças ornamentais. O arenito, composto principalmente                                                 de quartzo, é usado como material de construção. Como abrasivo, o quartzo se usa para polir e afiar instrumentos, e para limpar grandes superfícies com a técnica de jato de areia.
Os tubos de quartzo fundido têm diversas aplicações em laboratório e as fibras de quartzo se prestam para a fabricação de balanças de precisão extremamente sensíveis. O tijolo de quartzo, altamente refratário, é usado na fundição de minérios calcários. Por suas propriedades piezelétricas, o quartzo é utilizado para medir e controlar a freqüência dos impulsos elétricos. Também são de uso corrente os relógios de quartzo, baseados nessas propriedades, e as lâmpadas de quartzo, ou de quartzo e iodo, muito empregadas em iluminação para cinema e fotografia.


Veja também: