Problemas Causados Pelo Lixo na Água, Solo e Saúde - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



176 Slides Power Point grátis

Só baixar, editar e começar a usar.

Problemas Causados Pelo Lixo na Água, Solo e Saúde


  Meio Ambiente

Todos os dias os jornais noticiam deslizamentos de encostas, enchentes, assoreamento de mananciais, estragos na paisagem entre outros problemas que tem em comum a causa, na maior parte dos casos o lixo. Quando uma pessoa joga um mísero papel de bala na rua pode não imaginar tudo o que esse pequeno lixo pode ajudar a causar.

Não é de hoje que o lixo representa um problema maior do que podemos lidar e talvez ainda não tenhamos admitido isso. A grande questão de cuidar do acúmulo de lixo está em evitar os problemas causados pelo mesmo na água que consumimos todos os dias, no solo em que nossos alimentos são cultivados e por fim na sua saúde de ser humano.

Todo mundo pode fazer a sua parte para tentar diminuir o impacto do lixo na vida do ser humano. Conheça os principais problemas que ele pode causar e evite que o lixo seja o grande problema das gerações futuras.

Quando o Lixo Virou Problema

Quando a população do mundo começou a crescer de forma verdadeiramente significativa o lixo passou a ser um problema real. Não é a quantidade de pessoas no mundo o problema, mas sim o aumento do uso de materiais e resíduos não orgânicos e principalmente a forma como essas pessoas fazem o descarte desses materiais.

Além do descarte propositalmente errôneo, como jogar o lixo em encostas ou simplesmente na rua, as pessoas erram também quando fazem o que é certo. O lixo que você embala e coloca na lixeira na frente da sua casa para que seja recolhido quase sempre tem um destino inadequado. Existe a necessidade de um maior preparo das cidades além é claro de uma atenção especial as moradores da região em que o aterro sanitário se encontra.

O lixo se tornou um grande problema e é imprescindível saber como lidar com ele nesse novo momento em que a população cresceu assustadoramente. Apenas recolher e levar o lixo para os aterros não está resolvendo.

Os Locais em Que o Lixo é Depositado

O Lixão

Os locais em que o lixo é depositado pode receber dois nomes ou classificações. A primeira delas é “lixão” um nome que todo mundo conhece pelo fato de que quase todas as cidades brasileiras contam com um espaço em que os lixos coletados são depositados.

Problemas do Lixão

Basicamente os lixões são espaços em que o lixo que é coletado nas casas das pessoas é levado e depositado sobre o terreno. Esse lixo fica a céu aberto, não existe qualquer tipo de seleção, limpeza ou processos adequados para tratar o lixo.

A área do lixão acaba sendo comprometida profundamente e como consequência ocasiona problemas de saúde, pois com o passar do tempo o lixo passa a liberar diversas substâncias e odores que criam e chamam bactérias e animais que causam doenças. Podemos citar como exemplos de animais que se criam nos lixões os ratos, baratas e mosquitos dentre outros que são capazes de transmitir a dengue, leptospirose, peste bubônica entre outras enfermidades.

O Depósito de Lixo

O depósito de lixo é outra forma que as cidades encontraram para armazenar o seu lixo. Basicamente o depósito de lixo em aterros sanitários consiste em grandes terrenos em que o lixo é enterrado no solo. Essa forma de armazenar o lixo resolve a questão dos problemas que os lixões tradicionais podem causar.

Em contrapartida a isso existe a necessidade de que seja feita uma seleção cuidadosa do que será depositado no solo. As possibilidades de existir uma contaminação na terra são bastante grandes e isso pode com certeza gerar um problema para as águas subterrâneas. Devemos lembrar que as águas subterrâneas são uma alternativa a escassez de água.

A Coleta do Lixo

É bastante comum ouvir pessoas comentando que a cidade em que mora não é eficiente na coleta do lixo porque realiza a mesma apenas alguns dias na semana. Porém, é necessário que se diga que a coleta realizada de forma correta é uma forma de tentar evitar os problemas causados pelo lixo.

O que muitos não sabem é que pode existir problemas muito maiores e mais sérios que manter lixo acumulado na frente da sua residência. A coleta inadequada e a falta de seleção do lixo, que pode acontecer já na própria residência, pode causar problemas para o local em que esses resíduos serão depositados.

Alguns dos depósitos dos lixos ficam próximos a encostas, rios ou até mesmo de córregos que cortam as cidades. A negligência com o depósito desse lixo pode causar a contaminação da água bem como afetar a população da região. O que podemos ter como uma certeza em relação a inadequação da seleção do lixo e o seu depósito realizado de forma errônea é que a biodiversidade que já está afetada pode sofrer ainda mais.

Além disso, vale destacar que toda a população dessas regiões será prejudicada pelas doenças que são causadas pela presença do lixo. A poluição atmosférica, da água e o do solo pode causar problemas irreparáveis para a natureza e para a saúde do ser humano. Há ainda o problema do chorume que além do mau cheiro e da cor forte penetra no solo e atinge as águas que existem no solo.

A contaminação que acontece através do chorume causa danos para as plantas e principalmente para a saúde do ser humano. As pessoas que moram nas regiões em que existem lixões ou depósitos de lixo acabam sendo afetadas direta ou indiretamente. Além dos problemas de saúde o lixo pode causar outros problemas, como:

  • Assoreamento de mananciais
  • Deslizamentos de encostas
  • Estrago na paisagem
  • Enchentes

 

Podemos perceber que o lixo pode se tornar um problema ainda mais difícil de resolver para a humanidade se não soubermos como eliminá-lo. Não se pode jogar lixo nas ruas, pois isso ajuda a criar os acúmulos e causam inundações. A coleta seletiva é uma alternativa para tentar diminuir a quantidade de lixo que é produzida.

A questão do depósito de lixo feito de forma mais consciente e preocupada também pode ajudar a diminuir os problemas causados pelo lixo.


Veja também: