Pólo - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



Pólo


  Geografia Fisica

A partir da determinação geográfica dos dois pólos terrestres são fixadas todas as coordenadas -- de latitude e de longitude -- que indicam a localização de qualquer ponto na superfície do planeta.
Pólo geográfico é o termo empregado para designar cada uma das extremidades do eixo imaginário da Terra. São dois os pólos geográficos: o pólo norte, ou ártico, e o pólo sul, ou antártico. O prolongamento do eixo da Terra vai encontrar a esfera celeste em dois pontos chamados pólos celestes.
O eixo terrestre muda lentamente de direção, simultaneamente com o fenômeno da nutação, em conseqüência da precessão dos equinócios, movimento cíclico dos equinócios ao longo da eclíptica, na direção oeste, que tem um período de cerca de 26.000 anos. Esses movimentos, porém, não alteram a latitude ou a longitude.
Existe um outro movimento que faz alterar essas coordenadas geográficas: é o movimento da Terra em relação a seu próprio eixo, que leva cada pólo a descrever uma curva ao redor de uma posição média. Essa alteração, contudo, é reduzida e os vários pontos ocupados pelo pólo norte durante todo o século XX cabem no interior de um quadrado de vinte metros de lado.
Os pólos geográficos não coincidem com os pólos magnéticos. O pólo geográfico sul fica a 2.992m de altitude em relação ao nível do mar e o pólo geográfico norte localiza-se num ponto em que o oceano tem 4.087m de profundidade. Cada pólo tem seis meses de escuridão e seis meses de luz diurna.

 -tak

Veja também: