Pôlder - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



176 Slides Power Point grátis

Só baixar, editar e começar a usar.

Pôlder


  Geografia Fisica
Os pôlderes constituem cerca de cinqüenta por cento do território dos Países Baixos, país que se destacou no desenvolvimento de engenharia especializada na construção de diques.
Pôlder é uma porção de terreno conquistada ao mar, lago ou pântano por meio da construção de diques, no interior do país ou em área próxima ao litoral. Sua manutenção requer o bombeamento constante das águas por meio de comportas que as levam para o mar, na maré baixa, e se fecham automaticamente para impedir o refluxo. O sistema começou a ser usado no século XV, quando a drenagem das terras era feita com auxílio de moinhos de vento, e se aperfeiçoou no século XVII com o invento da cúpula giratória, dispositivo que regula a posição das pás do moinho em relação ao vento. Os progressos registrados nos sistemas de dessecamento, com utilização sucessiva de novas formas de energia -- vapor, diesel e, por fim, de grandes centrais elétricas de bombeamento -- ampliou-se muito a superfície dos pôlderes.
Os pôlderes podem ser circundados por um ou por dois diques. Os do primeiro tipo podem ser pantanosos, fluviais e marítimos. Os pôlderes cercados por dois diques, entre os quais se encontra um canal circular, são lagos drenados. Entre os inúmeros pôlderes existentes nos Países Baixos, destaca-se o pôlder Príncipe Alexander, 6,6m abaixo do nível do mar, e os que integram o sistema de Zuiderzee, em que vastas regiões ficaram livres dos prejuízos infligidos pelas marés.

Veja também: