P“lder - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



P“lder


  Geografia Fisica
Os pôlderes constituem cerca de cinqüenta por cento do território dos Países Baixos, país que se destacou no desenvolvimento de engenharia especializada na construção de diques.
Pôlder é uma porção de terreno conquistada ao mar, lago ou pântano por meio da construção de diques, no interior do país ou em área próxima ao litoral. Sua manutenção requer o bombeamento constante das águas por meio de comportas que as levam para o mar, na maré baixa, e se fecham automaticamente para impedir o refluxo. O sistema começou a ser usado no século XV, quando a drenagem das terras era feita com auxílio de moinhos de vento, e se aperfeiçoou no século XVII com o invento da cúpula giratória, dispositivo que regula a posição das pás do moinho em relação ao vento. Os progressos registrados nos sistemas de dessecamento, com utilização sucessiva de novas formas de energia -- vapor, diesel e, por fim, de grandes centrais elétricas de bombeamento -- ampliou-se muito a superfície dos pôlderes.
Os pôlderes podem ser circundados por um ou por dois diques. Os do primeiro tipo podem ser pantanosos, fluviais e marítimos. Os pôlderes cercados por dois diques, entre os quais se encontra um canal circular, são lagos drenados. Entre os inúmeros pôlderes existentes nos Países Baixos, destaca-se o pôlder Príncipe Alexander, 6,6m abaixo do nível do mar, e os que integram o sistema de Zuiderzee, em que vastas regiões ficaram livres dos prejuízos infligidos pelas marés.

Veja também: