Planície - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



176 Slides Power Point grátis

Só baixar, editar e começar a usar.

Planície


  Geografia Fisica

Formas de relevo em que os processos de deposição superam os de erosão, as planícies têm idade relativamente recente e são de natureza sedimentar.
Planície é uma forma de relevo de extensão variável, caracterizada por uma superfície plana ou levemente ondulada, limitada por aclives. Não deve ser confundida com o peneplano, que resulta de processos de erosão. As planícies podem ser classificadas em marítimas (ou costeiras) e continentais. São exemplos de planícies marítimas a planície do litoral atlântico dos Estados Unidos e as planícies costeiras do Brasil, nos trechos de praias, restingas e manguezais. As planícies continentais podem ser fluviais ou aluviais, ou seja, de deposição, de acumulação endorréica e de acumulação glaciária (morenas, formações proglaciárias).
As planícies podem ter grande extensão e estar ligadas a fenômenos tectônicos (fossas tectônicas), como é o caso da planície da Alsácia, situada na fossa do Reno, entre a cadeia dos Vosges, na França, e o maciço da floresta Negra, na Alemanha, ou a do rio Paraíba do Sul, no Brasil, entre a serra da Mantiqueira e os contrafortes da serra do Mar. São continentais também a planície panônica ou da Hungria, a do Congo, a amazônica (nos trechos inundáveis) e a do pantanal mato-grossense.

Veja também: