Planalto do Deccan - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



176 Slides Power Point grátis

Só baixar, editar e começar a usar.

Planalto do Deccan


  Geografia Fisica
O termo sânscrito daksina, que significa sul, deu nome ao planalto do Deccan, território de forma triangular situado na porção meridional da Índia.
Inclinado para o golfo de Bengala, o planalto do Deccan tem altitude média de 600m. Limita-se ao norte com os montes Satpura e a planície de Chhota e a oeste e leste, com uma série de maciços em degraus, os Gates ocidentais e orientais, que o separam da planície litorânea índica. O planalto é formado por sedimentos paleozóicos, cobertos em amplas áreas do noroeste por espessos mantos de lava.
O clima úmido das encostas dos Gates, que recebem grande volume de precipitações de origem monçônica, contrasta com o do interior, muito seco devido às bordas montanhosas, que impedem a penetração dos ventos marítimos. Os rios Godavari, Krishna e Mahanadi, que banham essa região, desembocam no golfo de Bengala. A paisagem é formada de extensas pradarias e savanas herbáceas de acácias e euforbiáceas, exceto nos Gates, cujo clima monçônico favorece o crescimento de vegetação tropical, com bosques de teca e sândalo.
A população do Deccan, originada principalmente da antiga raça dravídica, concentra-se nas férteis regiões do norte e em torno das cidades de Bangalore, Pune, Mysore, Nagpur, Hyderabad e Sholapur. A agricultura, de tipo tropical, é a principal atividade econômica: arroz, na região úmida do nordeste; algodão, nas férteis terras vulcânicas do noroeste; e chá, café, borracha e madeiras duras nas encostas dos Gates. O Deccan é rico em minérios de carvão, ferro, manganês, ouro e bauxita. A indústria mais desenvolvida é a dos têxteis e do alumínio

Veja também: