Planalto - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



176 Slides Power Point grátis

Só baixar, editar e começar a usar.

Planalto


  Geografia Fisica
Delimitado por escarpas íngremes, o planalto típico é constituído de uma superfície elevada, modelada em rochas sedimentares com estrutura horizontal ou suborizontal.
Planalto é uma forma de relevo tabular, extensa e limitada, pelo menos num lado, por superfícies mais baixas. O planalto típico apresenta analogia com as planícies, das quais difere em três pontos: (1) pelo predomínio da erosão sobre a deposição; (2) pela orla periférica, terminada em declives, e não em aclives, entalhados em ravinas; e (3) pela freqüência de rios encaixados, entrecortados por rápidos e cachoeiras, em lugar de rios meandrados, de vales abertos.
O planalto não deve ser confundido com as superfícies de erosão, ou peneplanos, mesmo quando soerguidas. São planaltos típicos os chapadões da região Centro-Oeste do Brasil e o planalto do Colorado, nos Estados Unidos. Distinguem-se ainda os baixos planaltos ou platôs, onde a natureza das rochas e a estrutura são as de uma planície, com borda em declive e predominância do desgaste sobre a acumulação, resultante da evolução geomorfológica da região, como o baixo platô das terras firmes na Amazônia.
ext-ind

Veja também: