Píton - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



176 Slides Power Point grátis

Só baixar, editar e começar a usar.

Píton


  Taxonomia
Entre as maiores serpentes do mundo destacam-se os pítons, que podem medir cerca de dez metros e se distinguem pelos desenhos da pele, com tonalidades que vão do amarelo ao púrpura.
Píton é um réptil da família dos boídeos, a mesma da jibóia e da sucuri, dotado de rudimentos de pelve e de estruturas à maneira de esporões, que sobressaem dos dois lados da cloaca. Os olhos, de pupila elíptica vertical, são pequenos, assim como os orifícios nasais. Os pítons possuem dois pulmões, ao contrário das demais serpentes, que só têm um.
Típicos de selvas úmidas da Ásia, África e regiões da Oceania e da América, como o sul do México e países centro-americanos, os pítons não são venenosos e matam suas vítimas por constrição. Entre as principais espécies, destacam-se o píton reticulado (Python reticulatus), da Indonésia, Filipinas e sudeste da África, e o píton americano (Loxocemus bicolor). Algumas espécies vivem próximas à água e outras têm vida arborícola.
Os espécimes maiores podem engolir crias de animais domésticos. A digestão prolonga-se por dias, durante os quais o animal permanece em estado de torpor. Certas espécies põem até cem ovos, chocados durante semanas pela fêmea, que nesse período experimenta elevação da temperatura corporal.
ttp:

Veja também: