Pitanga - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



176 Slides Power Point grátis

Só baixar, editar e começar a usar.

Pitanga


  Frutas Comestíveis
Resistente, versátil ao adaptar-se a condições diversas e fértil para propagar-se, a pitangueira ocorre tanto nas praias, onde tende a dobrar-se em galhos tortos e atingir pouca altura, quanto na serra, onde adquire solidez e grande porte.
Pitanga é o fruto da pitangueira (Eugenia pitanga), árvore nativa do Brasil pertencente à família das mirtáceas, a mesma da jabuticaba, da cabeludinha e da uvaia. Seu crescimento varia de três a mais de cinco metros de altura. As folhas, ovais e verde-escuras, têm aroma forte e característico. Delas se faz um chá que a medicina popular acredita eficaz contra a febre. As flores são pequenas e brancas. As frutas, que parecem miniaturas de abóboras-morangas, têm em média oito gomos salientes e medem de dois a três centímetros de diâmetro. Vermelhas quando maduras, são consumidas ao natural ou na forma de suco, sorvete, licor e geléia.
A pitanga em geral contém de uma a três sementes arredondadas e grandes, pelas quais a espécie se propaga. A árvore começa a produzir com três anos e floresce e frutifica abundantemente durante a primavera e o verão. Costuma dar duas safras: uma em outubro, outra em dezembro ou janeiro.

Veja também: