Piquet, Nelson - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



176 Slides Power Point grátis

Só baixar, editar e começar a usar.

Piquet, Nelson


  Biografias
Primeiro brasileiro a conquistar o tricampeonato mundial de fórmula 1, Nelson Piquet interrompeu a carreira de piloto após um acidente nas 500 Milhas de Indianápolis, em 1992.
Nelson Piquet de Souto Maior nasceu no Rio de Janeiro RJ em 17 de agosto de 1952. Começou no kart e depois ingressou na fórmula Super V. Após vencer o campeonato brasileiro da categoria, em 1976, mudou-se para a Europa, onde montou sua própria equipe. Excelente preparador de motores e acertador de carros, ficou em terceiro lugar na temporada de fórmula 3 em 1977. No ano seguinte, venceu 13 das 18 provas e conquistou o título. O sucesso levou-o no mesmo ano diretamente para a fórmula 1, como piloto da Brabham.
Em 1980, com a despedida do austríaco Niki Lauda do automobilismo, Piquet tornou-se o primeiro piloto da equipe. No ano seguinte, conquistou seu primeiro campeonato mundial de fórmula 1, feito que repetiu em 1983, quando foi o primeiro piloto a vencer num carro equipado com motor turbo-alimentado, o Brabham BT 250-BMW. Três anos depois transferiu-se para a Williams, escuderia pela qual conquistou o terceiro título mundial em 1987. Essa marca só havia sido alcançada antes por outros quatro pilotos -- Juan Manuel Fangio, que chegou ao pentacampeonato, Jack Brabham, Jackie Stewart e Niki Lauda. No fim do campeonato de 1987, foi contratado pela Lotus.
Em 1992, no treino para a disputa das 500 Milhas de Indianápolis na fórmula Indy, Piquet bateu e sofreu fraturas múltiplas. Recuperado do acidente, abandonou os circuitos de alta velocidade.
>when vi

Veja também: