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Pierre Teilhard de Chardin


  Biografias
O jesuÝta Teilhard de Chardin, famoso tanto na ßrea da filosofia quanto da paleontologia, tentou unir ciÛncia e fÚ numa obra que provocou grandes controvÚrsias e o colocou Ó frente de seu tempo.
Pierre Teilhard de Chardin nasceu em Sarcenat, Franþa, em 1║ de maio de 1881. Filho de um aristocrata rural interessado pela geologia, dedicou-se desde a juventude ao estudo dessa matÚria, que nÒo interrompeu nem mesmo quando suas inquietaþ§es espirituais o levaram a ingressar na Companhia de Jesus, em 1899. Depois do noviciado, ordenou-se em 1911, mas preferiu fazer a primeira guerra como padioleiro a servir do capelÒo. Por bravura na frente de batalha, recebeu a LegiÒo de Honra. Posteriormente lecionou no Instituto Cat¾lico de Paris. Em 1923, realizou a primeira de suas numerosas expediþ§es cientÝficas Ó China, onde residiu durante a segunda guerra mundial. Participou do descobrimento do Sinanthropus pekinensis, o homem de Pequim, e ainda incorporou importantes observaþ§es ao conhecimento da geologia e dos f¾sseis do pleistoceno na ┴sia.
Os estudos cientÝficos conduziram Teilhard de Chardin a uma profunda meditaþÒo sobre o problema da evoluþÒo, origem de sua obra mais importante, Le PhÚnomÞne humain (O fen¶meno humano), concluÝda em 1940, mas s¾ publicada postumamente, em 1955. Em seu pensamento, a evoluþÒo evidente do universo material, que parece esmagar o homem e sua consciÛncia, visa, na realidade, a realizar a passagem da matÚria ao espÝrito, do menos consciente ao mais consciente. O homem Ú o centro e a razÒo dessa evoluþÒo: sua alma o liga a esse universo, que ela domina, a seus semelhantes e a seu fim ·ltimo, que Ú Deus. CiÛncia e religiÒo, longe de se contradizerem, conduzem ambas Ó perfeiþÒo intelectual. As implicaþ§es morais e religiosas desse sistema foram desenvolvidas numa sÚrie de obras como Le Milieu divin (1958; O meio divino) e L"Avenir de L"homme (1959; O futuro do homem).
Vßrias das teses de Teilhard de Chardin foram recebidas com reservas tanto pela Companhia de Jesus quanto pela Santa SÚ. O Santo OfÝcio chegou mesmo a divulgar um monitum, ou advertÛncia simples, para a aceitaþÒo das idÚias do religioso sem maior exame. Teilhard de Chardin regressou Ó Franþa em 1946, mas ante a impossibilidade de publicar seus textos -- que circularam em exemplares mimeografados e s¾ foram editados ap¾s sua morte -- transferiu-se para os Estados Unidos. Ingressou entÒo na FundaþÒo Wenner-Gren, de Nova York, que patrocinou, nos ·ltimos anos de sua vida, duas expediþ§es cientÝficas ao continente africano. Teilhard de Chardin morreu em Nova York, em 10 de abril de 1955.

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