Pierre-Louis Dulong - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



176 Slides Power Point grátis

Só baixar, editar e começar a usar.

Pierre-Louis Dulong


  Biografias
Em conjunto com Alexis Thérèse Petit, Dulong elaborou a famosa lei de Dulong-Petit, que permitiu a determinação do peso atômico dos elementos por meio da avaliação de seu calor específico.
Pierre-Louis Dulong nasceu em Rouen, França, em 12 de fevereiro de 1785. Discípulo de Berthollet, de quem foi assistente, doutorou-se em medicina, exercendo a profissão com extraordinário empenho. Em 1820 foi nomeado professor de física da École Polytechnique, cuja direção assumiu em 1830.
Distinguiu-se, ainda moço (1811), pela descoberta do tricloreto de nitrogênio, em cuja preparação perdeu um olho e dois dedos. Em colaboração com Berzelius, chegou a novas determinações sobre a análise da água (1820). No terreno da física, realizou estudos fundamentais sobre alguns pontos da teoria do calor, resumidos na lei de Dulong-Petit, segundo a qual os átomos dos corpos simples têm a mesma capacidade de calor, permitindo chegar à  conclusão de que "o produto do peso atômico pelo calor específico de qualquer elemento é constante e igual a 6,4". Dulong estudou também o poder de refração e o calor específico dos gases. Faleceu em Paris, em 18 de julho de 1838.

Veja também: