Pier Luigi Nervi - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



176 Slides Power Point grátis

Só baixar, editar e começar a usar.

Pier Luigi Nervi


  Biografias
Criador de construções modulares pré-fabricadas, de extrema leveza física e visual, Nervi inovou as estruturas arquitetônicas em contínuo processo de pesquisa e desenvolvimento técnico.
Pier Luigi Nervi nasceu em 21 de junho de 1891, em Sondrio, Itália, e em 1913 formou-se em arquitetura pela Universidade de Bolonha. Seus primeiros projetos de importância foram o de um cinema em Nápoles (1926) e do estádio municipal de Florença, ou estádio Berta. Entre 1935 e 1941, construiu hangares de gigantesco vão livre, destruídos na guerra.
Pesquisando diversos tipos de concreto armado, após a segunda guerra mundial, Nervi inventou um material chamado ferrocemento, composto de concreto denso reforçado por malha de aço uniformemente distribuída, que propiciava leveza e resistência. Com esse material construiu barcos com casco de poucos centímetros de espessura e o complexo que abrigou a mostra de Turim (1949-1950), estrutura pré-fabricada em forma de arco cilíndrico ondulado, de 93 metros de largura, apoiado em módulos de ferrocemento e vidro.
Seguiram-se a nova sede da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) em Paris, em 1950, em colaboração; o primeiro arranha-céu da Itália, o prédio da Pirelli, com vão livre de 25 metros; o Australia Square (1962-1969) em Sydney, torre cilíndrica de cinqüenta andares, na época a mais alta estrutura de concreto do mundo.
Nos Estados Unidos, Nervi projetou a rodoviária George Washington, em Manhattan (1961-1962) e, juntamente com Pietro Belluschi, a catedral de San  Francisco: quatro superfícies verticais inclinadas que fecham a cobertura da nave principal. Pier Luigi Nervi morreu em Roma em 9 de janeiro de 1979.

Veja também: