Pico da Neblina - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



Pico da Neblina


  Geografia Fisica

Em 1953-1954, uma expedição científica organizada na Venezuela, com participação do Jardim Botânico de Nova York, identificou o pico que mais tarde seria chamado da Neblina e chamou-o pico Phelps. Em 1962, a Comissão Mista Brasil-Venezuela Demarcadora de Limites empreendeu um vôo de reconhecimento e comprovou que o pico se encontrava dentro das fronteiras brasileiras.
O pico da Neblina é o ponto culminante do território brasileiro, com 3.014m de altitude, situado no noroeste do estado do Amazonas, a 687m ao sul da fronteira com a Venezuela. Faz parte da serra do Imeri -- integrante do sistema Parima -- na qual também se encontra o pico Trinta e Um de Março, 2.992m acima do nível do mar e segundo em altitude no país. O clima da região é frio e úmido, com temperaturas que variam entre 18o C durante o dia e 12o C à noite. Com freqüência o pico encontra-se coberto de nuvens, o que deu origem a seu nome.
Situado numa região de tectônica intensa, o pico, assim como parte da serra de que faz parte, talvez tenha origem num horst (duas falhas paralelas) de direção nordeste, com rejeito vertical de 700 a 1.300m. Possivelmente compõe-se de conglomerados e arenitos da formação Roraima. Em março de 1965, foi pela primeira vez escalado e teve a altura determinada por uma equipe da Comissão de Limites.

 bestweightlosspi

Veja também: