Peroba - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



Peroba


  Botânica

Graças à beleza do lenho e à alta consistência e durabilidade de suas fibras, a peroba, madeira-de-lei como o cedro e o jacarandá, é muito procurada pelos artesãos que se dedicam ao ramo da marcenaria. Por suas qualidades, é empregada em construções de todo tipo.

Peroba é uma árvore de grande porte, pertencente à família das apocináceas (Aspidosperma polyneuron ou A. peroba). Também conhecida por peroba-rajada, peroba-rosa, peroba-amargosa e peroba-mirim, ocorre no Brasil desde o sul da Bahia, Minas Gerais, Mato Grosso, Goiás e Rio de Janeiro até os estados do Sul.
Notáveis por sua altura, que às vezes atinge mais de trinta metros, as árvores são pouco copadas, muito esguias, de folhas simples, alternas e persistentes. As flores são pequenas, hermafroditas, alvas e agrupadas em inflorescências terminais. A árvore produz madeira rígida, de grande duração e com aplicações também na medicina caseira. A casca rugosa e acinzentada, é amarga e tida na medicina popular como tônica e febrífuga. A cor da madeira, que varia do róseo-amarelado ao amarelo-queimado (freqüentemente vermelho-rosado), com veios ou manchas vermelho-arroxeadas mais escuras, é muito realçada pelo polimento do verniz.


Veja também: