Periquito - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



176 Slides Power Point grátis

Só baixar, editar e começar a usar.

Periquito


  Taxonomia
Identificados pela predominância do verde na plumagem, os periquitos evitam áreas urbanizadas. São muito comuns no interior do Brasil, país que abriga o maior número de espécies da grande família dos psitacídeos.
Periquito é o nome de várias aves de pequeno porte da família dos psitacídeos, a mesma da arara e do papagaio, aos quais muito se assemelham, por exemplo quanto ao bico alto, forte e curvo, usado para partir sementes duras e auxiliar na escalada dos galhos, e por serem capazes, em alguns casos, de imitar vozes. Adaptam-se bem ao cativeiro e, na natureza, vivem em casais, alimentam-se de frutas e sementes e chocam em ocos de pau e ninhos abandonados de joão-de-barro.
As numerosas espécies de periquitos brasileiros, classificadas em vários gêneros, como Aratinga, Pyrrhura, Forpus, Nandayus e Brotogeris, medem em geral de vinte a pouco mais de trinta centímetros de comprimento. Exceção é o periquito-do-espírito-santo ou tuim (Forpus xanthopterygius), o menor psitacídeo do Brasil, que mede 12cm e pesa apenas 26g. São também periquitos a jandaia, a guaruba, o tiriba, a tuipara e a caturrita. O periquito-australiano (Melopsittacus undulatus) é ave ornamental introduzida no Brasil para a criação em gaiolas.
vitr

Veja também: