Percevejo - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



176 Slides Power Point grátis

Só baixar, editar e começar a usar.

Percevejo


  Artrópodes

Insetos muito abundantes na natureza, os percevejos compreendem certas espécies, como os percevejos-de-cama, vetores potenciais de enfermidades, e os barbeiros, que transmitem ao homem o germe causador da doença de Chagas.
Percevejo é um inseto da ordem dos hemípteros, de hábitos hematófagos. São conhecidas mais de quarenta mil espécies, espalhadas por todo o mundo. As principais características desses insetos são o aparelho bucal, de tipo sugador, e as asas, divididas em duas partes: uma anterior, dura, esclerosada (ou élitro) e uma posterior, membranosa e flexível. Há espécies completamente ápteras (sem asas). A tromba sugadora, recurvada para baixo da cabeça, origina-se num prolongamento desta, na frente dos olhos, e é constituída pelo lábio que envolve, como uma bainha, as mandíbulas e as maxilas, peças perfurantes com a forma de longos estiletes. Quase todos os hemípteros possuem glândulas odoríferas, cuja secreção tem cheiro nauseabundo.
A forma e o tamanho dos hemípteros são variáveis, assim como seus hábitos alimentares. Em sua maioria, são insetos terrestres, mas há espécies aquáticas e semi-aquáticas. As espécies aquáticas são predadoras e se nutrem de insetos ou pequenos vertebrados. Entre as espécies terrestres, a maioria é sugadora de seiva vegetal, mas um grande número suga a hemolinfa dos insetos e algumas o sangue dos vertebrados. As espécies fitófagas transmitem doenças microbianas e viróticas aos vegetais.
Os hemípteros aquáticos, da subordem dos criptocerados, possuem antenas curtas, alojadas em cavidades próximas aos olhos. Os demais hemípteros, da subordem dos gimnocerados, possuem antenas filiformes e alongadas. À família dos reduvídeos hematófagos pertencem os barbeiros, espécies dos gêneros Triatoma, Panstrongylus e Rhodnius.

 0mg-efe

Veja também: