PERCEPÇÃO DO AMBIENTE EM QUE VIVEMOS - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



176 Slides Power Point grátis

Só baixar, editar e começar a usar.

PERCEPÇÃO DO AMBIENTE EM QUE VIVEMOS


  Meio Ambiente

A percepção do ambiente em que vivemos se dá com o auxílio das temáticas individuais em que cada ser vivo está inserido, ou seja, com as opções e ensinamentos que podemos ter, de acordo com a consciência espacial de cada indivíduo.

Quer dizer que cada individualidade percebe o meio ambiente em que está inserido de forma diferente, de acordo com suas experiências anteriores, portanto, o que pode ser ótimo para você pode ser considerado péssimo do ponto de vista de seu vizinho, por exemplo.

E conforme as alternativas de experiência tenham sido boas ou más para uma determinada pessoa, isso interfere na percepção que ela apresenta para um determinado tipo de assunto ou realidade.

A psicologia humana estuda a percepção aliada às experiências anteriores da pessoa, pois sabe que alguns acontecimentos podem causar certos tipos de trauma em que a percepção da realidade é alterada de forma significativa, gerando um comportamento que difere do esperado em um indivíduo comum.

Por isso é esperado que individualmente as percepções sejam extremamente diferentes de um indivíduo para outro, engendrando uma série de atitudes, muitas vezes, pouco compreendidas na sociedade.

Essa realidade no ser humano é relacionada normalmente ao impacto que a educação familiar e social coloca como sendo importante em um contexto inerente ao ser humano e ao que é correto e ético.

Por essa razão também a percepção da realidade é vista de forma às vezes inversa em sociedades com crenças e costumes diferentes dos nossos.

Um exemplo de percepção do ambiente que difere da nossa sociedade são os cultos e atitudes de sociedades em que ainda existe uma grande segregação racial, ou a cultura de alimentação em que as pessoas se alimentam de animais como o cachorro ou mesmo comer baratas, escorpião e cérebro de macaco que em nosso costume social é uma atitude vista com certa repugnância frente à naturalidade com que estas outras culturas realizam estas atitudes.

A percepção do ambiente de um esquimó é deveras diferente da percepção do meio ambiente de uma pessoa que nasceu e reside nos trópicos, onde a temperatura é aquecida quase com constância regular.

Este morador dos trópicos não ousaria imaginar a sensação que pode ter um esquimó em seu ambiente, e imaginando que este morador dos trópicos fosse passar alguns dias no ambiente do esquimó, se assustaria com o perigo eminente de se perder as pontas dos dedos, por exemplo, pelo simples contato prolongado com o frio daquele ambiente.

 


Veja também: