Peixe-boi - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



Peixe-boi


  Taxonomia

Inofensivo e lento, o chamado peixe-boi ocorre em águas rasas da costa, estuários e rios. Ameaçado de extinção no Brasil, é protegido desde 1990 pelo Centro Nacional de Conservação e Manejo de Sirênios.

Único mamífero aquático herbívoro, o peixe-boi, também chamado de manati ou guaraguá, pertence à ordem dos sirênios, na qual suas três espécies compõem a família dos triquequídeos. A espécie marinha é Trichechus manatus, que ocorre nos litorais do Nordeste, Caribe e Flórida. Das espécies fluviais, T. senegalensis vive no oeste da África e T. inunguis é típico das bacias dos rios Amazonas e Orinoco.

Com a cabeça relativamente pequena, focinho quadrangular, que lembra o de um bovino, e boca larga, o peixe-boi pode pesar, quando adulto, quase 700kg. Mede de 2,50 a 4,50m de comprimento e o corpo, liso, cinza-chumbo e com manchas avermelhadas na barriga, termina numa cauda achatada que funciona como nadadeira. Os membros dianteiros, situados não muito longe da cabeça e com ossos que correspondem aos do braço de um homem, servem, como a cauda, para impulsionar o nado. Não há membros traseiros nem vestígios de que tenha havido. A pele, mais espessa no dorso, reveste uma grossa camada de gordura que foi a principal razão da intensa caça predatória movida ao animal no Brasil, desde o período colonial, pois essa gordura derretida era transformada em óleo para iluminação e cozinha.

Com longevidade de cerca de 70 anos, o peixe-boi marinho atinge a maturidade sexual aos oito. Tem um período de gestação de 13 meses e apenas um filhote de três em três anos. No verão, época da reprodução, formam-se com freqüência grupos de dez a vinte indivíduos, vistos no litoral nordestino, a pastar nos mangues. À mesma ordem dos sirênios pertence o dugong asiático (Dugong dugon), que se assemelha ao peixe-boi e ocorre no mar Vermelho e em áreas dos oceanos Índico e Pacífico.



Veja também:




Copyright © 1999 - 2021 - Development by Dolci Tecnologia. Todos os direitos reservados